Rádio Club do Espírito Santo

MEMÓRIAS DA VOZ DE CANAÃ

O primeiro volume do Projeto CoCa, Rádio Club do Espírito Santo – a Voz de Canaã, conta a história de uma emissora que surgiu do desejo de filhos da elite local, que tomaram contato com meio rádio no Rio de Janeiro, nos primórdios dessa mídia entre os brasileiros. A aventura privada de se estabelecer uma rádio no Espírito Santo foi logo encampada pela política ocupante do poder, seguindo mesmo a opção do governo central do País. Oficialmente pública desde 1940, a Rádio Espírito Santo, surgida sob o nome de Rádio Club do Espírito Santo, com o slogan “A Voz de Canaã”, numa referência à obra de Graça Aranha sobre a colonização das montanhas capixabas, tornou-se a referência da comunicação no Estado. A emissora foi uma grande escola de comunicação, tendo sido matriz para as demais emissoras de rádio e também origem de muitos profissionais que migraram para o campo televisivo a partir dos anos 60.

Radio-Clube-ES

 

Editor e Organizador: José Antonio Martinuzzo
Autores: Almir Alves, Amanda Negreiros, Ana Paula Fassarella, Camila Torres, Camilo Hemerly, Cláudia Lopes, Elaine Vieira, Felipe Rébuli Procópio, Flávia Monteiro, Fran Bernardes, Geraldo Ramos, Helena Santos, Hellen Kaniski, Jorge Stein, Julia Fregona, Ligia Maria Fiorio, Luciano Coelho, Marcelle Altoé, Marialina Antolini, Roberta Nunes, Roger Santana, Rosana Figueiredo, Samantha Lievore, Suen de Andrade, Tiago Zanoli.

DOWNLOAD

Projeto CoCa - Projeto de Extensão executado junto ao Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo